Ser atriz, o começo de uma longa trajetória

6 de julho de 2015 0 Comments

Ser artista deixou de ser apenas um sonho e uma brincadeira de criança, e se transformou em uma realidade para várias famílias.

Agora, são os pais que desejam ver suas filhas em comerciais, programas de TV, novelas e até no cinema. Às vezes é a extensão de um desejo não compreendido na infância, mas, independente da motivação, cada vez mais pais investem na carreira de seus filhos como atores e atrizes mirins, com a esperança de vê-los na telinha ou telona. No entanto, como começar? Como minha filha pode ser atriz? É importante um curso de teatro?

Nesse post você encontra dicas de como dar os primeiros passos na carreira de atriz da sua filha.

Mais oportunidades

Hoje em dia, a produção da teledramaturgia nacional aumentou, e muito. Existem mais seriados com a proliferação de canais da TV paga e a produção do cinema nacional cresceu consideravelmente, o que expande muito o mercado de trabalho para atores e atrizes. Entretanto, se por um lado há mais oferta, por outro existe mais concorrência. Por isso é importante que sua filha não seja apenas mais um rosto bonito na multidão.

Com que idade minha filha deve começar?

A partir dos quatro anos de idade é possível saber se sua filha leva jeito para ser atriz, como ela interpreta, se ela curte decorar textos e se sente à vontade com o olhar de outras pessoas.

É justamente nesta idade que aparecem as grandes promessas ou crianças talentos, que vez ou outra aparecem na Tv.  Quem não se recorda da Maísa Silva do SBT

Klara Castanho em seu primeiro comercial para uma marca de margarina

ou mesmo a Debby Lagranha, que surgiu em comercial de TV e logo foi contratada pela TV Manchete? Todas iniciaram na Tv entre 4 e 6 anos de idade.

Mais tarde, quando a criança iniciar o processo de alfabetização, é importante inscrevê-la em cursos para lapidar esse talento.

Faça cursos

A televisão e a publicidade geralmente procuram crianças desinibidas, bonitas e ativas. Mas ainda assim, fazer cursos e capacitar sua jovem atriz é um diferencial e tanto. Afinal, se ela sabe lidar com a câmera, decora textos com mais facilidade e entende a linguagem do que está fazendo, ela será uma melhor atriz. Uma boa dica é um curso de teatro, que prepara sua filha para diferentes tipos de atuação e envolve interação direta com outras crianças na mesma realidade.

Aqui na Top Kids & Teens temos nosso workshop “Ator ou modelo?” e nossa oficina “Prática em Cena”, onde se trabalha a criatividade por meio de jogos e interpretação de textos, para que nossos agenciados consigam executar com mais tranquilidade os pedidos nos testes e trabalhos.

E o DRT? 

DRT é o Registro profissional de ator que o profissional deve ter em sua carteira de trabalho, registro este que lhe dará o direito de exercer a profissão.

Um dos maiores aliados de uma atriz é estar com sua profissão regulamentada. É uma salvaguarda de direitos na relação com seus contratantes. O responsável pelo registro é o Sindicato de Artistas e Técnicos em Diversão – SATED -, que tem escritórios estaduais espalhados pelo país. O registro profissional é exigido apenas a partir dos 16 anos e, portanto, não deve ser um problema para crianças que estão começando sua carreira. Mas vale sempre checar o SATED do seu estado para mais informações, pois existem diferentes formas de se conseguir a certificação, como por curso profissionalizante ou por trabalhos realizados.

Aqui no Rio é o SATED/RJ, em São Paulo é o SATED/SP.

Dica: Passe a guardar todo comprovante de trabalhos realizados, como contratos e ingressos em peças de teatro, assim como certificados de cursos eletivos. Tudo contará como material importante para se conseguir o registro provisório.

Minha cidade é pequena e não oferece nada disso. O que eu faço?

Se o seu desejo e o da sua filha são realmente de começar uma carreira de atriz, é preciso considerar que a trajetória em uma cidade menor fica bem mais difícil, justamente porque as oportunidades estão geralmente nas capitais. É aconselhável pensar em um plano para não transformar essa condição geográfica em um problema, e checar cidades próximas com oportunidades interessantes.

Procure uma agência

Não se assuste com os valores cobrados para se credenciar em uma agência, mas também não pense que você mesma será capaz de agenciar a carreira da sua filha. São elas que fazem a conexão entre o trabalho dos cadastrados com o que o cliente procura, e já fazem isso há muito tempo. Uma vez credenciada, é a agência que vai procurar sua filha para fazer testes para papéis e trabalhos. Portanto, procure uma agência e confie no seu serviço.

Você como mãe deve saber que o que se procura são atores e atrizes mirins que tenham sorriso fácil, sejam bem educados, saudáveis, obedientes e ativos. É importante que você prepare sua filha para se encaixar nesse perfil. Com bastante dedicação, sua filha dá os primeiros passos para realizar o sonho de ser atriz.

E ai, curtiu o post? Deixe um comentário!



Deixe seu comentário

um × 4 =