Quero ser Modelo! Quero ser Atriz!

142 Comments

O que faz com que 5% das meninas entre 6 e 11 anos das classes A, B e C, residentes em grandes centros urbanos no Brasil desejem se tornar modelos? (Fonte: pesquisa Multifocus – Kiddo’s – Latin América Kids Study 2003): a busca pelo reconhecimento, pela fama e pelo dinheiro que pode parecer fácil para muitos mas que, na verdade, é uma carreira com todos os percalços e caminhos difíceis, iguais a muitas outras mas que tem, na mídia, uma grande aliada e constante exposição da imagem daquela proporção muito pequena que conseguiu vencer.
Até mais ou menos os 5 anos de idade, as crianças entram no mundo da propaganda, em sua maioria, movidas pela vaidade dos pais. É lógico que, quando a criança é muito pequena, (bebê, por exemplo), não tem a mínima idéia do que é propaganda.
A idéia também pode surgir de parentes, conhecidos ou de algum profissional da área, [um Produtor de Elenco ou um “Booker” de agência]. O que mais escuto de mães é que todos elogiam o seu filho na rua, no shopping e perguntam “Por que você não leva sua filha para uma agência? Ela é tão linda!”.
Quando a idéia ou o convite parte de alguém do ramo, passa a ser mais tentadora, podendo ser levada mais a sério e a expectativa passa a ser real.
O mundo da propaganda e da televisão, no Brasil, é por demais glamourizado; as pessoas que não teem acesso, imaginam uma vida de sonhos para os artistas, não tendo a mínima idéia do trabalho que dá.
Considero uma prática muito saudável dos pais dar opções de conhecimento aos filhos, enquanto ainda são muito jovens. Isto acontece quando os colocam para praticar um esporte, aprender um instrumento musical, aprender uma dança ou qualquer atividade esportiva ou artística. A maioria não seguirá, profissionalmente, as iniciações ou os aprendizados desta época mas as lições adquiridas ajudarão a construir suas personalidades. As aulas de teatro e modelo não garantem a formação de um excelente profissional, mas o aprender a se comunicar certamente será proveitoso em qualquer profissão que eles possam escolher adiante.

Leia mais em: www.querosermodelo.blog.br

Carlos N. Andrade



142 Comentários


Deixe seu comentário

12 − três =