Os perigos e vantagens das Redes Sociais como ferramenta de descoberta de talentos

13 de julho de 2015 0 Comments
14 Flares 14 Flares ×

Já faz algum tempo que as redes sociais se tornaram parte da rotina diária das pessoas. Afinal, quem não para pelo menos uma vez por dia para dar uma olhada nas atualizações do Facebook e do Instagram? Por isso mesmo, alguns pais podem achar que é natural usar esta ferramenta como meio de divulgação de fotografias dos filhos, na esperança de que eles sejam descobertos por algum caça talentos. Mas é preciso ter muito cuidado nessa hora, para não prejudicar a imagem da criança e para não criar nenhum tipo de risco.

 

As redes sociais e a descoberta de novos talentos

Pais que usam as mídias sociais para alavancar a carreira dos filhos, geralmente, têm alguma das seguintes motivações:

  • divulgar as fotos do filho pela internet na esperança de encontrar oportunidades e testes de elenco pelas redes sociais;
  • procurar caçadores de talentos na web;
  • encontrar uma agência que fique responsável por encaminhar a criança para possíveis trabalhos publicitários;

O primeiro e o segundo caso são os que mais demandam atenção e cuidado dos pais para que os filhos não sejam vítimas do perigo das redes sociais.

Existem sim alguns casos de atores e modelos que foram descobertos por diretores e produtores que buscam formar o elenco pelas redes sociais. Mas isso não significa que postar diversas fotos do seu filho no Facebook seja uma forma de aumentar as chances de ele se tornar famoso. Pelo contrário, uma exposição excessiva pode prejudicar a imagem da criança e arruinar suas chances de conseguir bons trabalhos de publicidade. Já proteger os pequenos aspirantes a modelos tem o efeito oposto, ou seja, é uma forma de valorizar o cachê da criança.

Assista neste vídeo a opinião de Carlos N. Andrade, diretor da Top Kids & Teens.

Além disso, é preciso ter atenção para não cair em uma armadilha e não passar informações para pessoas com más intenções. O Facebook, por exemplo, possui centenas de grupos dedicados a descoberta de talentos mirins. Mas é difícil saber quais deles são reais e quais são usados como pretexto para roubar fotografias, nomes, endereços e outros dados.

Já no terceiro caso, a internet pode ser sim uma aliada! Existem inúmeras informações na rede que podem ajudar os pais a encontrar agências próximas as suas casas. Além disso, com a internet fica mais fácil trocar dicas e pedir referências para outros pais.

 

Como usar as mídias de forma positiva e evitar o perigo das redes sociais

Esqueça esse tipo de pensamento: quanto mais divulgo, mais trabalhos consigo

Troque este pensamento pelo seguinte: quanto mais uma imagem é exposta, menor valor ela tem no mercado. Por isso, evite compartilhar muitas fotografias na internet. Outro ponto importante é não sair oferecendo trabalho indiscriminadamente cada vez que você encontra um possível teste de elenco pelas redes sociais. Esta é outra atitude que desvaloriza o cachê do modelo. Para que seu filho tenha chance de conseguir uma carreira na área artística, é essencial que você cuide da imagem da criança, isso inclui as mídias sociais.

 

Conte com uma boa agência e confie no trabalho desenvolvido por ela

É preciso lembrar que também existem picaretas e falsos testes de elenco nas redes sociais. Para evitar fechar maus negócios e para proteger seu filho, o recomendado é contar com uma agência especializada em crianças. Os profissionais que trabalham lá têm a experiência necessária para que seu filho tenha todo o suporte no início da carreira. Vale destacar que você deve confiar no Know-how da agência. Caso não esteja satisfeito com alguma coisa, não comece a compartilhar imagens do seu filho por conta própria, o indicado é conversar com os profissionais responsáveis e tirar todas as suas dúvidas. A divulgação por intermédio de uma agência ainda é o jeito mais seguro e promissor de conquistar uma carreira sólida na área artística.

 

Aproveite as facilidades da Internet

 A internet pode facilitar muito o processo de descoberta do seu filho. Apesar de não ser recomendado usar esta ferramenta como forma de divulgação de imagem da criança, ela pode ser muito útil na hora de descobrir, entre os testes de elenco divulgados pelas agências, se o perfil e as habilidades do seu filho estão sendo muito requisitados ou se há muita concorrência. Para isso, siga o perfil das agências de sua confiança e fique de olho nos posts de divulgação de testes e de oportunidades de trabalho. Também é recomendado prestar atenção no compartilhamento de informações sobre cursos que ajudem a aprimorar as habilidades da criança e em sites que tragam dicas relevantes para a carreira do seu filho. Se você está procurando uma agência para o seu filho, use a internet para encontrar as opções disponíveis e para pesquisar mais sobre elas.

 

Gostou do post? Acompanhe o blog e conheça mais dicas para alavancar a carreira do seu filho!

14 Flares Twitter 1 Facebook 12 Google+ 1 14 Flares ×


Deixe seu comentário

dois × três =