CACHÊS!

21 Comments

A segunda dúvida mais votada da primeira pesquisa do blog foi sobre os cachês, vou então reproduzir um resumo de um capítulo do livro que estou escrevendo sobre o trabalho das crianças na publicidade.

Cachê é o nome que se dá ao dinheiro recebido pelo artista para o pagamento pelo seu trabalho eventual.
Existem trabalhos que pagam à vista, geralmente quando o cliente quer negociar um cachê menor mas a maioria é paga em 30 dias da data da finalização da produção e sofrem deduções da taxa de agenciamento e encargos. As taxas de agenciamento são em média 20% e os encargos por volta de 15%, mas podem variar, de agência para agência, assim como, para tipos de modelos, na mesma agência.
O que determina o valor do cachê para um trabalho de ator / modelo é, principalmente, a exposição de sua imagem, que tem peso de 70% do cachê. Esta exposição vai variar dependendo dos seguintes fatores:
O tipo de papel na atuação: protagonista, coadjuvante ou figuração.
A mídia utilizada: televisão, internet, outdoor etc… A mídia contratada é um dos determinantes do público que vai ter acesso à propaganda. Uma propaganda que passa na TV aberta, terá, provavelmente, mais publico de outra, que só passe numa TV a cabo. Vai depender também dos horários que for veiculada, da quantidade de vezes (inserções) e de quais as praças.
Tempo de veiculação: 6 meses, 1 ano etc. Quanto maior o tempo de exposição de imagem do artista durante um mesmo trabalho, este deverá ser mais bem remunerado. Ex.: 6 meses de veiculação pagará mais que 1 mês.
A praça: (o local ou locais onde vai ser veiculado) Rio de Janeiro, Região Norte ou todo Brasil, por exemplo. A veiculação em uma localidade de maior população, deverá pagar mais que em outra com menos população. Ex.: Se em São Paulo é mais populoso, o trabalho deverá ser mais bem pago do que Recife.
Os figurantes, como não tem imagem para veicular, recebem somente pelo dia de trabalho.
Os contratos de publicidade, são divididos em dia de trabalho e direitos conexos, isto é, 30% do cachê dos modelos e atores recebem pelo trabalho de estarem ali atuando e 70% pela autorização para veicular sua imagem. Portanto, quando é necessário calcularem-se horas extras trabalhadas, este cálculo será somente sobre os 30% referentes ao dia trabalhado.

Leia mais em: www.querosermodelo.blog.br

Carlos N. Andrade

 

Ps.: foi acrescentado recentemente um vídeo com este tema e você poderá assisti-lo aqui no TopKidsTv



21 Comentários


Deixe seu comentário

1 + onze =